As carretilhas em geral requerem um cuidado especial, principalmente em relação a arremessos e regulagem da tração. Para se arremessar com uma carretilha, deve-se antes regular o peso da isca.
A carretilha é dotada de um sistema de freio (não confunda o freio com a fricção), que é justamente destinado a esta função de calibragem.
Para iniciar-mos, primeiramente procure o botão do freio mecânico, normalmente ele fica no corpo da carretilha entre o mesmo e a estrela de fricção, ou do lado oposto à alavanca de recolhimento.
A carretilha é dotada de um sistema de freio (não confunda o freio com a fricção), que é justamente destinado a esta função de calibragem.
Para iniciar-mos, primeiramente procure o botão do freio mecânico, normalmente ele fica no corpo da carretilha entre o mesmo e a estrela de fricção, ou do lado oposto à alavanca de recolhimento.
Exemplo:
Após encontrar o botão, aperte-o para travar o freio, de maneira que sua isca fique travada.
Agora monte o conjunto, vara, carretilha e isca. Deixando a isca perto da ponta da vara.
Depois de montado o conjunto, destrave o carretel e levante a ponta da vara deixando ela verticalmente.
Note que a isca não desceu. Isto ocorre por o freio estar fechado, não deixando que a linha saia. Agora vamos regular a saída de linha.
Aos poucos vá afrouxando o freio até que a isca toque o chão, quando isso ocorrer, o carretel deve parar de girar, não afrouxando a linha.
Seu arremesso não irá tão longe, mas assim a possibilidade de formar cabeleiras é menor.
Caso queira fazer um teste, solte o freio de tudo, possibilitando a saída de linha, como se fosse um molinete, mas com o dedo polegar encima do carretel, fazendo o trabalho do freio.
Se sua linha saiu muito rápida do carretel, fatalmente seu carretel deve ter girado muito rápido, fazendo sua primeira cabeleira. PARABÉNS.
Agora monte o conjunto, vara, carretilha e isca. Deixando a isca perto da ponta da vara.
Depois de montado o conjunto, destrave o carretel e levante a ponta da vara deixando ela verticalmente.
Note que a isca não desceu. Isto ocorre por o freio estar fechado, não deixando que a linha saia. Agora vamos regular a saída de linha.
Aos poucos vá afrouxando o freio até que a isca toque o chão, quando isso ocorrer, o carretel deve parar de girar, não afrouxando a linha.
Seu arremesso não irá tão longe, mas assim a possibilidade de formar cabeleiras é menor.
Caso queira fazer um teste, solte o freio de tudo, possibilitando a saída de linha, como se fosse um molinete, mas com o dedo polegar encima do carretel, fazendo o trabalho do freio.
Se sua linha saiu muito rápida do carretel, fatalmente seu carretel deve ter girado muito rápido, fazendo sua primeira cabeleira. PARABÉNS.
Diferente do molinete, quando se arremessa usando a carretilha, o carretel gira dentro do corpo da mesma. Quando a isca é arremessada e, ou o carretel gira mais rápido que a saída de linha, ou a isca para repentinamente com o freio aberto, a linha afrouxa formando as famosas cabeleiras.
Desta forma, pescadores iniciantes no uso de carretilhas devem deixar o freio um pouco mais apertado, de forma que isso não venha ocorrer. Caso isso ocorra, boa sorte em desembramar essa peruca. rs
Com o tempo você irá aprender a usar a carretilha de sem usar o sistema de freio para o arremesso, usando o dedo polegar como regulador de peso, mas infelizmente não estará 100% livre de ocorrer cabeleiras.
Boa sorte.
Desta forma, pescadores iniciantes no uso de carretilhas devem deixar o freio um pouco mais apertado, de forma que isso não venha ocorrer. Caso isso ocorra, boa sorte em desembramar essa peruca. rs
Com o tempo você irá aprender a usar a carretilha de sem usar o sistema de freio para o arremesso, usando o dedo polegar como regulador de peso, mas infelizmente não estará 100% livre de ocorrer cabeleiras.
Boa sorte.
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